quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aviso aos navegadores: Internet traz a infidelidade.

Um inquérito online feito a cento e vinte cinco mil adolescentes de todo o mundo prova que é mais fácil os jovens traírem quando estão online do que na vida real. Mais de trinta por cento dos adolescentes mantêm mais do que uma relação pela Internet.

Num inquérito realizado no Habbo Hotel US, o maior site de encontros virtuais para jovens de todo o Mundo, são quarenta por cento os que admitem que já traíram enquanto estavam online. Outros trinta por cento mantém não uma, mas várias relações online ao mesmo tempo que namoram na vida real.

Metade dos adolescentes da amostra, compreendida entre os 13 e os 18 anos, confirmou que as regras de namoro se aplicam nos dois universos, real e virtual.

A rede social Habbo fez um enorme inquérito sobre as relações entre os jovens que usam as redes sociais. Uma das 'primeiras impressões' que fica é a de mais de metade dos inquiridos usar a Internet para contactar alguém com quem simpatizaram na vida real. Porém "foram muito tímidos para falar".

Três quartos da amostra revelam que é "mais fácil namorar online, especialmente se ainda não existir conhecimento no mundo real". Este número desce quando falamos dos Portugueses: menos de metade (46%) garantem ser "bem mais fácil namorar com uma pessoal virtual do que realmente".

Isto apesar de três quartos dos jovens do nosso país terem consciência dos perigos que uma relação com um estranho implica.

A Habbo descobriu que uma das formas utilizadas pelos adolescentes para decidirem com quem falam online reside na aparência. Quase 40% admite ter contactado uma ou mais pessoas, pela primeira vez, depois de ter visto e gostado das respectivas fotografias.

O sucesso das redes sociais é estrondoso entre os mais novos. Já é sabido. Apesar de 78% dos inquiridos revelar ter cuidado e sentir preocupação com a segurança das conversas. Estes números disparam quando falamos dos jovens brasileiros: 87% guardam e protegem as suas relações virtuais.

Embora a Internet ajude os teenagers a 'sociabilizarem', perto de 43% admitiu preferir namorar uma pessoa na vida real, depois de a ter conhecido na Internet.

Este facto prova que os adolescentes constroem grupos sociais que se dividem entre os amigos offline e online. Só em Portugal, mais de metade (53%) dos utilizadores não é de modas: gostava de namorar com a pessoa conhecida através da rede social.

Alisson Pedro, representante da Habbo em Portugal, admite e reconhece o comportamento das gerações mais novas: "Dos 11 aos 18 anos conhecer novas pessoas e relações é mais fácil no mundo virtual", adianta, para logo de seguida achar "surpreendente os jovens conhecerem pessoas online antes de offline".

Alisson vai mais longe e conclui que existe "uma alteração na forma como os mais novos se misturam e interagem uns com os outros".

Os/as típicos 'casamenteiros/as' aproveitam a tendência e fazem carreira nas redes virtuais. Vários inquiridos garantiram "ter ajudado amigos/as a encontrar o par ideal".

Menos de metade já se encontrou online com outras pessoas por blind date, um encontro previamente combinado entre indivíduos desconhecidos. Por cá, 51% dos jovens já "apresentou amigos virtualmente".

Sem comentários: