sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Colisão de avioneta contra edifício no Texas pode ter sido intencional.

Uma avioneta colidiu esta quinta-feira contra um edifício do departamento federal de finanças (IRS) na cidade de Austin, no Texas. A polícia está a investigar as suspeitas de que o ataque, que provocou pelo menos dois feridos, foi deliberado.

Fontes do FBI contaram que o piloto, identificado como Joseph Andrew Stack, deixou uma nota de suicídio, longa e confusa, na qual faz várias referências ao IRS. A CNN noticiou também que Stack incendiou a sua casa antes de partir para aeródromo de Georgetown, nos arredores de Austin, de onde terá descolado o monomotor.

As autoridades não confirmam estas informações, adiantando que as investigações só agora estão a começar.

A polícia local adiantou apenas que este terá sido “um acidente isolado” e quer a Casa Branca quer o Departamento de Segurança Interna norte-americano dizem que não há indícios de que o incidente esteja relacionado com qualquer actividade terrorista. Ainda assim, por precaução, dois caças F-16 levantaram voo mal se soube da colisão e patrulharam durante algum tempo o espaço aéreo de Austin.

O incidente fez recordar os atentados de 11 de Setembro e reacendeu as dúvidas sobre a segurança aérea no país, mas a autoridade de aviação dos EUA (FAA) garantiu que, ao abrigo das normas em vigor, o monomotor não estava obrigado a apresentar plano de voo antes de descolar.

O monomotor embateu nos andares inferiores do edifício federal, onde trabalham 190 funcionários, e a explosão que se seguiu provocou um incêndio que alastrou a vários pisos. As autoridades confirmam que duas pessoas foram hospitalizadas e uma terceira está dada como desaparecida. Desconhece-se qual a sorte do piloto.

Sem comentários: