domingo, 28 de fevereiro de 2010

Forte sismo no Chile mata pelo menos 147 pessoas.

Estão já confirmadas as mortes de pelo menos 147 pessoas na sequência do forte sismo, com magnitude de 8,8 na escala de Richter, que atingiu o Chile.

Pelo menos 147 pessoas morreram no sismo com uma magnitude de 8,8 registado na madrugada (hora local) deste sábado, no Chile, refere o mais recente balanço divulgado pelas autoridades.

"O número de mortos aumenta de minuto a minuto e atualmente é de 147", disse aos jornalistas a diretora do gabinete nacional de emergência, Carmen Fernandez, num balanço feito 12 horas após o sismo.

Uma das zonas mais afetadas pelo sismo foi a região dos arredores de Conception, a segunda cidade do país, situada 400 quilómetros a sul de Santiago, indicou Carmen Fernandez, estimando que 400 mil pessoas podem ter sido afetadas pelo terramoto.

A Presidente Michel Bachelet declarou "zona de emergência" as regiões de Araucania, Bío Bío e Maule. O epicentro localizou-se a cerca de 90 quilómetros de Conceição, cidade de meio milhão de habitantes, e a uma profundidade de 59 quilómetros, relatou a televisão estatal chilena.

Na sequência do abalo, o Instituto Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami ao Chile e ao Peru, enquanto o Japão optou também por reactivá-lo, depois de o ter levantado na sexta feira à noite.

Sem comentários: