sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Baleia mata treinadora durante espectáculo nos Estados Unidos.

Aconteceu no parque aquático SeaWorld, nos Estados Unidos. Esta foi a terceira vez que a Tilikum, assim se chama a orca, esteve envolvida na morte de um humano.

Uma treinadora veterana foi ontem morta por uma orca, também conhecida como baleia-assassina, no parque aquático Seaworld, em Orlando, Florida (EUA).

Tudo aconteceu quando Dawn Brancheau, 40 anos, acariciava o animal de 5.5 toneladas e este abocanhou o seu longo rabo-de-cavalo, levando-a para o fundo do tanque.

Alguns colegas da treinadora ainda tentaram socorrê-la, usando uma rede e fazendo soar o alarme, mas não conseguiram evitar o seu afogamento.

Em declarações à agência Associated Press, Eldon Skaggs, um dos visitantes que presenciou o trágico acidente, assegurou que nada fazia esperar que este gigante dos mares "a levasse para o fundo e começasse a nadar à sua volta".

Orca reincidente.
Esta foi a terceira vez que a Tilikum, assim se chama a orca, esteve envolvida na morte de um humano.

Segundo o porta-voz do SeaWorld, Tilikum foi uma das três orcas que provocaram a morte de uma treinadora no Sealand of the Pacific, Columbia Britânica (Canadá), em 1991.

Oito anos depois, já no SeaWorld, Tilkum terá sido responsável pela morte por hipotermia de um homem que também caiu nas águas geladas do tanque em situações nunca completamente esclarecidas.

Perante este historial, os treinadores sabiam que jamais deveriam mergulhar no tanque de Tilkum, sendo que apenas 12 dos 29 técnicos deste parque tinham acesso ao animal.

Dawn Brancheau, era sem dúvida a que melhor conhecia este macho de 30 anos, mas de pouco lhe valeu.

Sem comentários: