Um sismo de magnitude 7 na escala de Richter ocorreu este sábado ao largo do Japão, a 81 quilómetros da ilha de Okinawa e a cerca de 22 quilómetros de profundidade, segundo o centro de vigilância sismológica dos Estados Unidos.
O sismo foi sentido pelas 5h31 locais (20h31 de sexta-feira, em Lisboa) e pouco depois a agência meteorológica japonesa emitiu um alerta de tsunami para a região que foi, entretanto, levantado.
Noritomi Kikuzato, chefe da polícia da prefeitura de Okinawa, que abrange também ilhas vizinhas mais pequenas, disse à Reuters não ter conhecimento de vítimas ou danos materiais avultados provocados pelo abalo.
Okinawa fica a cerca de 1600 quilómetros de Tóquio, no extremo sul do território japonês. Os sismos são frequentes no Japão, onde ocorrem cerca de 20 por cento dos sismos com magnitude superior a 6. Um terramoto de magnitude 7,3 causou 6400 mortos em 1995, na cidade portuária de Kobe, e em Outubro de 2004 outro sismo de magnitude 6,8 na região de Niigata, no Norte do país, causou 65 mortos e mais de 3000 feridos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário