quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Primeira aventura de Super Homem vendida por 1 milhão de dólares.

Um original da revista Action Comics nr. º 1, que inclui a primeira aparição do Super Homem, foi vendido pelo valor recorde de 1 milhão de dólares.

Um coleccionador secreto deu um milhão de dólares (€738.334) por um original em boas condições da revista Action Comics nr.º 1, um clássico da banda desenhada conhecido por incluir a primeira aparição do Super Homem. A identidade do vendedor também é desconhecida.

Em 1938 esta revista era vendida por 10 cêntimos de um dólar, mas neste caso o valor da venda quebrou o recorde pela venda de um livro de banda desenhada.

O recorde anterior era do ano passado e referia-se a venda de outro exemplar da mesma revista, que não se encontrava em tão bom estado como a que agora foi vendida. Na altura o valor recordista foi de 317.200 dólares (€234.225), menos de um terço do que o novo recorde.

Um exemplar histórico.
Stephen Fishler, um dos donos do Comic Conect (um site americano dedicado a leilões de banda desenhada), justifica este valor, dizendo que "a oportunidade de comprar um Action One (nome dado ao número um da Action Comics) não restaurado e de alta qualidade só surge de duas em duas décadas".

Fishler, para quem esta revista é o "Cálice Sagrado da banda desenhada", adiantou ainda que o comprador é um cliente habitual que já havia anteriormente comprado um exemplar da Action Comics nr.º 1.

Ainda este ano vai também a leilão um exemplar datado de 1939 que inclui a primeira aparição de Batman.

Sem comentários: