sábado, 13 de fevereiro de 2010

Fotógrafo italiano vence World Press Photo com imagem sobre o Irão.

Um grupo de mulheres grita em protesto a partir do telhado da sua casa nos dias seguintes ao anúncio dos resultados das polémicas eleições presidenciais no Irão. A imagem é uma das várias tiradas pelo fotógrafo italiano Pietro Masturzo em Junho do ano passado em Teerão e foi considerada a melhor fotografia de 2009 pelo júri do World Press Photo.

“A foto mostra o princípio de alguma coisa o princípio de uma grande história. Acrescenta perspectivas à notícia. Toca-nos tanto visualmente como emocionalmente, e o meu coração entregou-se imediatamente”. Estas foram as palavras escolhidas pelo presidente júri do prémio da 53.ª edição, Ayperi Karabuda Ecer, para justificar a escolha do trabalho de Pietro Masturzo, fotógrafo freelancer.

Masturzo esteve este Verão na capital iraniana para fotografar os dias que se seguiram ao anúncio da reeleição de Mahmoud Ahmadinejad para a presidência da República Islâmica. Foram dias de contestação e de violentos protestos que ocuparam as ruas de Teerão. À noite as ruas ficavam desertas e os iranianos recolhiam às suas casas, mas os protestos continuavam. Ao final do dia 24 de Junho, Masturzo viu um grupo de mulheres que continuaram a manifestar-se a partir do telhado da sua casa e fotografou-as, apesar das restrições impostas pelo Governo iraniano à divulgação de imagens sobre a revolta.

A história contada por imagens pelo italiano resultou numa reportagem que lhe valeu ainda o primeiro prémio para a categoria Pessoas nas Notícias.

Sem comentários: