segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Imagens e vídeos da intempérie em destaque nos media internacionais.

O mau tempo que assolou a Madeira no sábado e causou pelo menos 42 mortos continua em destaque na imprensa internacional, que estão a divulgar as imagens e vídeos nas suas páginas Internet.Nos Estados Unidos da América, os jornais "Washington Post", "The New York Times" e "The Wall Street Journal", que deram destaque no fim-de-semana ao temporal da Madeira, retiraram o assunto dos destaques, embora seja ainda possível ver galerias de imagens e vídeos, à semelhança da generalidade dos órgãos de informação consultados pela agência Lusa.A "Time Magazine", todavia, confere maior relevo à intempérie, falando inclusive no "filho mais famoso da ilha", Cristiano Ronaldo, que afirmou que "ninguém se pode mostrar indiferente ao desastre" ocorrido sábado.O britânico "Daily Mail" destaca a "mãe britânica, de 50 anos", que faleceu após as "inundações e deslizamentos" que mataram "pelo menos 42 pessoas na ilha da Madeira". "Portugal chora as vítimas da Madeira" é o título atribuído na página Internet da também britânica "BBC", onde é destacada a reunião extraordinária de conselho de ministros para decretar três dias de luto em Portugal.O diário espanhol "El País", por seu turno, destaca também o luto português pela intempérie: "Três dias de luto nacional pela catástrofe na Madeira", titula o jornal no seu artigo sobre o mau tempo na ilha portuguesa.

Já a imprensa francesa dá hoje pouco destaque ao desastre ocorrido no fim de semana na Madeira, embora os principais órgãos de informação apresentem nas suas páginas digitais imagens da destruição provocada pela intempérie.

Ao longo do fim de semana, os canais de televisão franceses mostraram imagens do desastre na Madeira, mas a actualidade é dominada pela crispação social em torno de greves e negociações, as polémicas da campanha para as eleições regionais de Março ou, ainda, as posições de Paris sobre o Irão e a Palestina.

Hoje de manhã, a cobertura breve do "Libération" sobre o desastre natural na Madeira não aparecia no "top" permanente de artigos. Um dos temas mais lidos do dia no jornal era o desabamento de um minarete numa mesquita de Meknés (Marrocos).

"A ilha não é mais do que lama e entulho, após chuvas diluvianas que provocaram 42 mortos", noticia o "L'Express", que fala de "cenas de desolação, nomeadamente no Funchal, cidade 'coquette' de cem mil habitantes devastada por torrentes de lama".

O "L'Express" é o jornal que dá mais espaço ao desastre, falando da organização dos socorros e referindo que o "avançado vedeta do Real Madrid" Cristiano Ronaldo, "originário da Madeira", se mostrou disponível para contribuir com ajuda às vítimas.

Na página do "Le Figaro", as "imagens espetaculares" de uma enxurrada na Calábria (Itália), na semana passada, ocupavam ainda lugar de destaque, com a tragédia da Madeira relegada para os despachos de agência "em contínuo".

Sem comentários: