O acordo entre o gigante de software e o terceiro site mais visitado dos EUA foi aprovado pelos reguladores. Juntas as empresas esperam desafiar a hegemonia da Google no mercado dos motores de buscas.
A Microsoft e a Yahoo! já conseguiram a aprovação dos reguladores para a sua parceria a nível das buscas na Internet. O acordo 'Microhoo' vai durar dez anos e de acordo com os seus termos a Yahoo! vai passar a usar o motor de busca Bing, da Microsoft, nos seus próprios sites. Por sua vez a Yahoo! assumirá a gestão exclusiva dos clientes de publicidade, especificamente os clientes mais valiosos, ou premium.
O negócio foi aprovado sem restrições pelo departamento de justiça dos EUA assim como pela Comissão Europeia. As companhias tencionam começar a implementar brevemente esta aliança, para que ela esteja plenamente funcional em 2012.
Juntos contra a Google.
A Microsoft lançou o seu Bing em Junho de 2009, o motor de busca tem vindo a ganahr mercado e foi alvo de boas criticas, mas ainda não se aproxima de gigantes como a Google ou a Yahoo! Por sua vez a Yahoo! tem perdido quota de mercado face à Google, para além do seu site principal ter sido ultrapassado no final de Janeiro pelo Facebook como segundo site mais visitado dos EUA.
Combinadas, a Microsoft e a Yahoo! têm 28% do merado de buscas americano, face aos 65% da Google. Em termos internacionais a Google posiciona-se ainda melhor, com 67% do mercado, face aos 11% do Yahoo! e Bing combinados. Anteriormente a Yahoo! realizava as suas parcerias com a própria Google mas a pressão dos reguladores levou a empresa a abandonar esta estratégia em 2008.
Microsoft tinha tentado comprar Yahoo!
A Yahoo! vai receber 88% das receitas geradas nos seus sites pela publicidade colocada junto aos resultados das buscas. A Yahoo! revelou que acredita vir a aumentar as suas receitas operacionais anuais em 500 milhões de dólares (€370,1 milhões).
Para a Yahoo! este pacto também se trata de aumentar o seu valor de mercado, que desceu significativamente quando a empresa rejeitou um proposta de aquisição pela Microsoft em 2008 pelo valor de 47,5 mil milhões de dólares (€35,163 mil milhões).
A aliança tem ainda de ser aprovado pelos reguladores na Coreia do Sul, em Taiwan e no Japão para que a aliança possa ser levada a cabo nesses países. Os analistas dizem que a forma como esta parceria e transição for organizada vai ser crucial para o seu sucesso em enfrentar o domínio da Google.
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