sábado, 27 de fevereiro de 2010

Madeira: Número de mortos aumentou para 42.

O número de mortos confirmados, causados pelo temporal que assolou a ilha da Madeira no sábado, subiu de 41 para 42, anunciou hoje a porta-voz do Governo Regional, que registou um número menor de desaparecidos, apenas oito.

Hoje, no concelho do Funchal, foi encontrado uma nova vítima mortal, no sítio do Calhau, na freguesia de São Roque, explicou Conceição Estudante, salientando que o Ministério Público registou o aparecimento de nove pessoas nas últimas 24 horas.

“A partir da próxima segunda-feira, todos os serviços públicos retomam o seu funcionamento normal”, afirmou Conceição Estudante.

Quanto às informações sobre as escolas que irão reabrir, serão avançadas “no próximo domingo pela Secretaria Regional de Educação”.

Por outro lado, perante “uma certa indisciplina que tendia a criar-se, o Governo Regional decidiu que só se responsabiliza por realojamentos resultantes das operações de evacuação por si determinadas”.

Neste momento, o valor dos prejuízos apontam para 1,4 mil milhões de euros de prejuízos em toda a ilha.

O diretor nacional da PSP, Oliveira Pereira, visita na segunda-feira a ilha da Madeira para fazer o balanço dos estragos infligidos nas instalações policiais, parque automóvel e equipamentos informáticos da PSP na região.

Uma nota informativa da PSP adianta que este levantamento da situação visa “o rápido recompletamento dos danos verificados” nas instalações e material da PSP em consequência das enxurradas ocorridas na Madeira, em 20 de Fevereiro último.

O Presidente da Câmara do Funchal confirmou ao final desta tarde que se prevê chuva e ventos fortes de sudoeste a partir do início desta noite e até cerca das 6h00 de sábado.

Em conferência de imprensa, Miguel Albuquerque fez questão de desmentir os “boatos que circulam na cidade quanto a eventuais evacuações” na cidade.

O que houve - explicou - foram “20 e tal famílias das zonas altas das freguesias do Monte e Santo António” que tiveram de ser realojadas, a maioria em casas de familiares, “por mera precaução”.

Todas as forças de segurança do município e da região estão estão a 100 por cento e recomendou à população que evite circular em zonas de risco, designadamente nas zonas em risco de derrocadas, onde estão sendo realizados trabalhos de limpeza e reconstrução e perto das linhas de água.

Por outro lado, o autarca assegurou que, no domingo, a maioria dos arruamentos da cidade estará já circulável.

Sem comentários: