sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dez missionários americanos serão julgados por sequestro no Haiti.

Os dez missionários norte-americanos detidos no Haiti quando tentavam fazer sair do país 33 crianças terão de responder perante o tribunal por tentativa de sequestro e associação criminosa, informou o seu advogado, Edwin Coq. Depois de anunciar as acusações, o vice-procurador haitiano, Jean Ferge Joseph, disse aos arguidos que o caso vai ser investigado por um juiz. “Esse juiz pode libertar-vos ou pode continuar a deter-vos para outros procedimentos”, cita a Reuters.

O ministro haitiano da Justiça, Paul Denis, disse à AFP “não ver razões para que sejam julgados nos EUA”. “Cometeram os crimes no Haiti, é no Haiti que devem ser julgados”.

Na sexta-feira, as autoridades prenderam os membros de uma associação ligada a uma igreja baptista de Idaho (EUA) que se faziam acompanhar por 33 crianças, junto à fronteira com a República Dominicana. Os cinco homens e mulheres afirmaram tratar-se de órfãos do sismo de 12 de Janeiro, embora não tivessem qualquer autorização ou documento para os levar do Haiti. Negam que estejam envolvidos em tráfico infantil, e garantem que queriam ajudar algumas das milhares de crianças abandonadas.

Mas a maioria, soube-se mais tarde, ainda tem família. A polícia adiantou que alguns pais entregaram os filhos aos missionários acreditando que receberiam uma educação melhor e uma vida com mais condições.

Hoje, uma responsável da UNICEF afirmava que o Haiti constitui “a mais grave crise de protecção das crianças alguma vez vista”, devido ao grande número de órfãos e crianças separadas dos familiares, após o terramoto. “Não sabemos se os familiares estão vivos, se os podemos encontrar ou quem restou da família, se, por exemplo, um parente distante pode ficar a tomar conta”, disse a directora geral adjunta Hilde Johnson.

Sem comentários: