quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Avalanche faz pelo menos 157 mortos no Afeganistão.

Pelos menos 157 pessoas morreram depois de uma série de avalanches atingirem a região norte do Afeganistão, informou esta quarta-feira o governo afegão.

Até agora, as equipas de resgate recolheram 157 corpos sob a massa de neve que soterrou a passagem setentrional de Salang, a principal via que liga Cabul às Províncias do norte, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Zemarai Bashari, citado pela agência AIP.

O governador da Província de Parwan, Abdul Basir Salangi, afirmou á agência de notícias France Presse que outras 84 pessoas ficaram feridas nas avalanches. Salangi eleva o número de vítimas para 160.

As equipes de resgate continuam à procura de sobreviventes na passagem, mas temem que dezenas de soterrados não tenham sobrevivido a três dias sob intenso frio. Uma equipa de reportagem da agência Reuters foi ao local e relatou ter visto sobreviventes dentro de um autocarro de passageiros a gritar por ajuda.

O ministro de Defesa afegão, Abdul Rahim Wardak, disse que 3.000 pessoas ficaram presas nos veículos ao longo da passagem. Mais de 2.500 foram resgatadas mas muitas ainda estão soterradas.

Quase mil soldados afegãos foram ao local para ajudar nas buscas. A coalizão internacional colocou quatro helicópteros à disposição, enquanto o Exército afegão enviou outros dois aparelhos, ambulâncias e escavadeiras. Helicópteros militares lançaram pacotes de comida para pessoas que ficaram presas em estradas bloqueadas pela neve, informou o porta-voz do Ministério do Interior, Zemerai Bashary.

Num comunicado, o presidente afegão, Hamid Karzai, ordenou que os ministérios da Defesa, dos Serviços Públicos e de Controle de Desastres usem "todos os meios possíveis" para desbloquear as estradas e resgatar os que ficaram presos devido aos fortes nevões. As avalanches começaram esta segunda-feira, depois de fortes tempestades de neve terem atingindo a passagem de Salang, de cerca de 2,6 km.

Sem comentários: