sábado, 16 de janeiro de 2010

FBI envelhece Osama bin Laden.

O Governo dos Estados Unidos da América divulgou hoje imagens virtuais que pretendem retratar o aspecto actual de Osama bin Laden. O líder da Al-Qaeda é um de 18 suspeitos de terrorismo por cuja captura o Departamento de Estado oferece uma valiosa recompensa. A última fotografia do homem mais procurado do mundo data de Setembro de 2007.

Na manipulação informática agora tornada pública (elaborada pelo FBI), Bin Laden surge envelhecido, de cabelo grisalho, com mais rugas e envergando roupas diferentes das habituais. Numa das fotos, está de barba aparada.

"Esperamos que estas imagens digitalmente alteradas ajudem alguém a reconhecer os suspeitos de terrorismo e a contactar o programa de recompensas, com informação que leve à sua detenção", afirmou Robert Eckert, director-adjunto do programa.

Desde que foi lançado, em 1984, o programa de recompensas já deu quase 60 milhões de euros a pessoas que contribuíram para a captura, perseguição ou morte de terroristas, impedindo atentados em várias partes do globo.

Quem fornecer às autoridades dados que ajudem a apanhar Bin Laden poderá receber 25 milhões de dólares (€17 milhões). O Governo americano diz não receber informação fidedigna sobre o seu paradeiro há mais de oito anos.

Louis Grever, do FBI, considera estarmos perante "um exemplo poderoso" da aplicação dos avanços tecnológicos e científicos na luta contra o terrorismo. "Continuaremos a utilizar instrumentos forenses e biométricos e capacidades técnicas de ponta", prometeu.

Sem comentários: