sábado, 23 de janeiro de 2010

Londres aumenta nível de alerta terrorista.

O Governo britânico aumentou o nível de alerta terrorista para o nível “grave” – equivalente a dizer que é “altamente provável” a ocorrência de um ataque – ainda que o ministro do Interior garanta não dispor de informações de que esteja iminente um atentado.

A BBC adiantou que a decisão, tomada numa reunião do gabinete que analisa as informações recolhidas pelas secretas, esta relacionada com a tentativa para derrubar um avião com destino a Detroit, no EUA, no dia de Natal.

O ataque falhado foi reivindicado pelo braço da Al-Qaeda no Iémen, onde o autor do ataque, um jovem nigeriano, disse ter recebido treino e os explosivos. Já depois desta acção, o grupo ameaçou lançar novos ataques, em retaliação pelos ataques entretanto lançados pelo Exército iemenita, que conta com o apoio logístico e militar dos EUA.

“O Reino Unido enfrenta uma ameaça grave e real do terrorismo internacional e, por isso, peço ao público para se manter vigilante e denunciar todos os acontecimentos suspeitos às autoridades”, lê-se num comunicado do Ministério do Interior. Pede-se igualmente aos britânicos que “apoiem a polícia e os serviços de segurança nos seus esforços para descobrir, perseguir e desmantelar actividades terroristas”.

O nível de alerta ocorre dias antes de Londres acolher a conferência internacional sobre o Afeganistão, onde o Reino Unido tem mais de nove mil soldados, e que será aproveitada para os líderes mundiais discutirem a ameaça crescente do terrorismo no Iémen que, a par da Somália, é apontado como potencial refúgio para a Al-Qaeda.

Sem comentários: