segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Taliban lançam violento ataque sobre Cabul.

É a zona mais segura da cidade mais segura do Afeganistão. Mas um anexo do hotel de cinco estrelas Serena esteve em chamas e houve balas disparadas contra o principal edifício. Alguns edifícios governamentais também. O Presidente Hamid Karzai garantiu já que o ataque taliban desta manhã já foi repelido.

Os taliban tomaram pelo menos um edifício, junto a um ministério, e há combates nas áreas em redor do Serena, do Palácio Presidencial, do Banco Central e do Ministério da Justiça.

Houve explosões em áreas diferentes da cidade. Este foi um ataque coordenado, que incluiu unidades de homens armados e, segundo os próprios “estudantes de teologia”, 20 bombistas suicidas.

Pelo menos cinco pessoas morreram e 38 ficaram feridas, para além de quatro bombistas suicidas mortos. “Há civis e membros das forças de segurança entre os mortos. A maioria dos feridos são civis”, disse o chefe dos serviços hospitalares do Ministério da Saúde, Sayed Kabir Amiri. “Uma criança e um soldado foram mortos”, acrescentou o porta-voz do Ministério da Defesa, Mohammad Zahir Azizi, interrogado pela televisão privada afegã Tolo.

O porta-voz do Ministério do Interior, Zemaray Bashary, disse à Al-Al-Jazira que “quatro suicidas foram mortos”.

O objectivo não seria tomar Cabul, mas demonstrar que os taliban podem atacar onde querem e desacreditar por completo qualquer autoridade, dez dias antes de Hamid Karzai viajar até Londres para uma conferência sobre o futuro do seu país e da ajuda internacional.

Um comunicado taliban diz que o raide visava especificamente atacar os edifícios governamentais e o hotel Serena. Pelo meio, foram atacados centros comerciais nas vizinhanças destes alvos. As televisões afegãs mostraram um centro comercial em chamas.

A Al-Jazira exibiu imagens da Tolo que mostraram várias nuvens de fumo negro sobre a cidade e as chamas que saem do imponente hotel Serena, símbolo do investimento estrangeiro dos últimos anos no Afeganistão. Também houve uma explosão na área do cinema Pamir.

O ar está saturado, adianta a agência de notícias AFP, e as ruas de Cabul estão bloqueadas pelas forças de polícia no centro da capital.

As forças da NATO dizem estar a trabalhar “de perto com os parceiros afegãs para conter agressivamente a situação”.

“Não é surpreendente que os taliban actuem assim. Eles estão desesperados. As pessoas que cometem estes actos não sobreviverão certamente ao ataque e não serão bem sucedidos”, disse aos jornalistas em Nova Deli o emissário norte-americano para o Afeganistão e o Paquistão, Richard Holbrooke.

Karzai garantiu entretanto que a segurança foi “restabelecida” e que a capital “está sob controlo” do seu Governo, mas muitos pormenores e os balanços finais deverão demorar algumas horas a serem conhecidos.

Sem comentários: