domingo, 24 de janeiro de 2010

Sobrevivente encontrado hoje sob escombros em Port au Prince.

Um homem de 25 anos foi hoje encontrado vivo sob um pedaço de betão nuns escombros em Port au Prince, horas depois de ter sido decretado o fim das operações de resgate e quando passam já onze dias sobre o sismo que devastou a capital do Haiti.

Uma equipa de socorristas franceses conseguiu libertar o homem, informou a emissora britânica BBC. A vítima estava presa sob um bloco de betão numa loja e teve acesso a comida e bebida para sobreviver, explicou um elemento da equipa de resgate à AFP.

O homem, enterrado sob os escombros de um hotel, teria entretanto afirmado que havia outras cinco pessoas vivas soterradas por baixo de um hotel e de um supermercado, diz a estação britânica, mas não era ainda clara esta sua afirmação.

Segundo a CNN, há vários dias que se ouviam barulhos vindos de baixo daquelas ruínas. Os irmãos do homem agora salvo tentavam conseguir a ajuda de trabalhadores de emergência para o libertar, sem sucesso até agora. Mas conseguiram finalmente captar o interesse de jornalistas gregos, que chamaram bombeiros da mesma nacionalidade, e acabaram por se deslocar ao local, juntamente com americanos, para escavar, inicialmente com as mãos, e só depois com máquinas.

Foram resgatadas 133 pessoas de escombros de Port au Prince. Na véspera tinham sido salvas duas pessoas, uma pela própria família e outra por uma equipa israelita.

A associação Médicos Sem Fronteiras disse que muitos daqueles que escaparam com ferimentos estavam a morrer com infecções. O tempo de espera para atender os doentes que não apresentam um quadro de emergência é de cerca de duas semanas. O risco é que, durante esse período, não sejam capazes de resistir a infecções respiratórias, a diarreias ou a doenças contagiosas.

Sem comentários: