sábado, 30 de janeiro de 2010

Cientistas britânicos descobrem 4 glaciares nas montanhas da Albânia.

Cientistas da Universidade de Manchester descobrem quatro glaciares a uma altitude de apenas 2000 metros nas montanhas da Albânia.

Uma equipa de geógrafos da Universidade de Manchester (Reino Unido), acaba de descobrir quatro glaciares na cadeia montanhosa de Prokletije, na Albânia. O maior dos glaciares tem o tamanho aproximado de seis campos de futebol (seis hectares).

A descoberta, revelada hoje pelo diário britânico "The Times", foi feita a 2000 metros de altitude, um nível considerado relativamente baixo para a formação de glaciares a latitudes tão a sul como as da Albânia, nos Balcãs.

Mas os geógrafos britânicos explicam que a sua formação se deve à queda regular de neve em grande quantidade durante o Inverno naquela região.

As montanhas de Prokletije estendem-se do norte da Albânia e do Kosovo até ao leste do Montenegro. O seu pico mais elevado é o Maja Jezerce, com 2694 metros, que é também o mais alto dos Alpes Dináricos.

Philip Hughes, um dos cientistas envolvidos na descoberta, afirmou que "o facto de as montanhas de Prokletije terem estado até muito recentemente cercadas pela guerra e por conflitos explica por que não tinham sido até agora descobertos estes glaciares".

Esta descoberta surge numa altura em que sobe de tom a polémica relativa às previsões erradas sobre o desaparecimento próximo dos glaciares dos Himalaias do painel para as alterações climáticas da ONU.

Sem comentários: