quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Inglês detido por causa de piada no Twitter.

Um inglês de 26 anos foi detido por suspeita de terrorismo, depois de comentar no seu perfil do Twitter que punha uma bomba no aeroporto de Doncaster caso o seu voo de férias fosse adiado. Houve quem não achasse piada e fizesse queixa à polícia.

Um homem foi detido sob suspeita de terrorismo por ter deixado no Twitter um comentário a dizer que iria pôr uma bomba no Aeroporto de Doncaster, em Inglaterra, caso o seu voo fosse cancelado.

Aborrecido com os cancelamentos provocados pela queda de neve, no dia 6 de Janeiro Paul Chambers comentou no seu perfil do Twitter a irritação com o possível adiamento de uma viagem à Irlanda, que tinha marcado para dali a dez dias. "O Aeroporto Robin Hood está fechado", escreveu Chambers, de 26 anos. "Têm pouco mais de uma semana para voltarem ao normal, senão rebento com o aeroporto".

Embora a maioria dos seus amigos tenha achado piada ao comentário, houve quem ficasse preocupado e alertasse as autoridades para a ameaça. No dia 13 de Janeiro, a polícia local foi bater à porta de Paul. "Quando me disseram quem eram, o meu primeiro pensamento foi que alguém da minha família tinha tido um acidente", contou Paula Chambers ao jornal "The Independent". "Depois disseram-me que eu estava sob suspeita de terrorismo e mostraram-me uma folha com uma impressão do que eu tinha escrito no Twitter. Nem queria acreditar".

De internauta a terrorista.
Chambers foi levado pela polícia, que o interrogou durante mais de sete horas e só o libertou mediante o pagamento de uma fiança. "Fizeram-me inúmeras perguntas sobre a minha vida pessoal e profissional e um dos inspectores repetia-me constantemente: Você percebe porque é que foi preso?", lembra Chambers. "Tive de lhes explicar o que era o Twitter porque alguns deles nem sequer sabiam do que se tratava, nem como funcionava".

O comentário foi apagado do seu perfil e o seu computador e o Ipod ficaram retidos pela polícia. Paul Chambers, que acredita ser a primeira pessoa a ser presa em Inglaterra nestas condições, ainda continua incrédulo com a situação: "Nunca, em mil anos, pensaria que podia ser preso por causa de um comentário na Internet".

Ao jornal "The Independent", Tessa Mayes, advogada inglesa, explica que fazer piadas sobre terrorismo é considerado crime, sendo "erradamente visto como intenção real de levar a cabo o acto". Sobre a actuação da polícia no caso de Chambers, frisa: "Dá vontade de rir e demonstra o desespero actual em combater as ameaças de terrosimo. Numa democracia, o nosso direito de podermos dizer o que nos apetece uns aos outros não deveria ser negociável... nem mesmo no Twitter".

Sem comentários: