sábado, 2 de janeiro de 2010

Funcionário do museu de Marselha detido por roubo de quadro de Degas.

Um funcionário do Museu Cantini de Marselha, no sudeste da França, foi detido e está hoje a ser interrogado sob suspeita de envolvimento no roubo do quadro “As Coristas” do pintor Edgar Degas, que foi dado ontem como desaparecido.

O suspeito é um dos guardas-nocturnos do museu de onde a tela – que fora emprestada pelo parisiense Museu de Orsay – fora roubada. Foi detido ainda ontem em Marselha pouco após ter-se dado pelo desaparecimento do pequeno mais muito valioso quadro, avaliado em 800 mil euros, informavam os media locais.

“As Coristas”, pintado em 1877, estava no Museu Cantini integrado na exposição “De la scéne au tableau” (Do Cenário ao Quadro), que inaugurara no passado 6 de Outubro e encerraria a 3 de Janeiro. O evento conta com uma vintena de obras do mestre francês do impressionismo, particularmente conhecido pelas suas telas em pastel em que retrata o mundo do ballet dos finais do século XIX.

O desaparecimento foi detectado na manhã de ontem, quando o Museu de Cantini foi aberto às dez da manhã, deixando os responsáveis sem perceber se estavam perante um roubo ou se alguém simplesmente o tinha mudado de local, uma vez que não havia quaisquer sinais de portas arrombadas nem tão os pouco tinham soado os alarmes.

Poucas horas depois o museu era fechado e a polícia cientifica dava início à investigação das primeiras pistas, incluindo a visualização das gravações das câmaras de vigilância. O procurador de Marselha, Jacques Dallest, abriu então portas a três hipóteses para a autoria do roubo da tela: Um visitante, um intruso ou alguém de dentro [do museu]”.O quadro vale 800 mil euros.

Sem comentários: