segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"Desconfiem das previsões económicas", alerta o Papa.

Bento XVI exortou os católicos durante a oração do Angelus a "não se fiarem em improváveis prognósticos, nem mesmo sobre as previsões económicas apesar da sua importância". O Papa Bento XVI aconselhou, na oração do Angelus, a Igreja e as famílias a não confiarem "em improváveis prognósticos para 2010 nem mesmo nas previsões económicas" devido às dificuldades que atravessam.

"Não faltam problemas na Igreja e no mundo, tal como na vida quotidiana das famílias", considerou o pontífice ao referir-se à crise económica mundial e ao crescente aumento do desemprego.

Antes do Angelus, exortou os católicos a "não se fiarem em improváveis prognósticos, nem mesmo sobre as previsões económicas apesar da sua importância".

Para o chefe da Igreja católica, os problemas devem ser enfrentados com "esperança em Deus e não com um vago sentimento religioso ou um fatalismo dissimulado sob a máscara da fé".

"O ano de 2010 será melhor ou pior na medida em que cada um no exercício das suas responsabilidades saiba trabalhar sob a graça de Deus", acrescentou Bento XVI.

A fé em Jesus Cristo "é a grande esperança que anima e por vezes corrige as esperanças humanas", disse o Papa.

Nas suas várias homilias desde o início de 2010, Bento XVI tem recomendado em especial uma mudança das mentalidades para defesa do ambiente, o respeito pelas diversidades étnicas e religiosas e a ajuda às famílias face ao desemprego.

Também apelou a todos os grupos armados, incluindo terroristas, para que deponham as armas e enveredem por negociações políticas para resolver conflitos.

Sem comentários: