sexta-feira, 20 de março de 2009

Street View do Google põe em causa a vida privada?

Um homem a sair de uma sex-shop num bairro de luxo em Londres, outro a vomitar à porta de um bar da capital de Inglaterra são apenas algumas das imagens que o Google teve de retirar, apenas um dia depois de lançar o programa Street View no Reino Unido.

O Google anunciou esta sexta-feira que retirou várias imagens disponíveis no Street View, um programa que mostra fotos de ruas, lançado quinta-feira no Reino Unido, devido às inquietações sobre a protecção da vida privada.

O Street View, um programa que disponibiliza fotos interactivas e a 360 graus das ruas das grandes cidades, foi lançado quinta-feira no Reino Unido, após ter sido lançado pela primeira vez em Maio de 2007 nos Estados Unidos.

Mas apenas 24 horas após o seu lançamento, a Google teve de retirar várias imagens consideradas em embaraçosas, como a de um homem a sair de uma sex-shop no Soho, bairro de luxo em Londres, ou de outro homem que aparece a vomitar à porta de um bar da capital de Inglaterra.

Um porta-voz do grupo não conseguiu confirmar o número exacto de fotos retiradas mas assegurou que o número foi "menor que o esperado".

Para a Google retirar uma imagem, basta que os utilizadores assinalem a imagem no programa que considerem atentar contra a vida privada.

As pessoas que não quiserem que as suas casas não surjam nas fotos disponibilizadas pelo programa podem exigir a retirada das imagens à empresa.

Os rostos de pessoas e matrículas dos carros das fotos tiradas às ruas devem aparecer automaticamente turvas.

O Street View está ainda disponível na Holanda, Japão, Austrália, Nova Zelândia, França, Espanha e Itália.

Sem comentários: