terça-feira, 24 de março de 2009

Caça ao vírus para impedir epidemia no 1 de Abril.

Está em curso uma autêntica caça ao vírus para tentar evitar que o Conficker C faça estragos em milhões de computadores por todo o mundo, já na próxima quarta-feira.

Está programado para ficar activo no dia 1 de Abril e não é mentira. A terceira versão do Conficker, que já infectou mais de 10 milhões de máquinas, está programada para entrar em funcionamento na próxima quarta-feira nos computadores infectados.

Este Conficker C é uma verão actualizada do mais famoso código malicioso da actualidade, na descrição da Exame Informática , com maior capacidade para fugir às medidas de segurança assumidas por empresas como a Microsoft, ICANN e várias produtores de anti-vírus e software.

Os peritos estão agora em contagem decrescente para impedir a "epidemia", motivados, certamente, pela recompensa de 250 mil dólares que a Microsoft oferece a quem identificar os responsáveis pelo Conficker.

O vírus cria uma rede de computadores infectados que são depois usados para enviar spam e outros ataques sem que os proprietários saibam. Esta nova versão do Conficker tem capacidade para gerar automaticamente milhares de domínios fictícios que disfarçam a origem das ordens.

Preocupado? O director de investigação da CA, uma empresa tecnológica com sede em Nova Iorque, dá uma dica: confira que o seu Windows foi actualizado em Março. Se sim, tudo bem. Se não, pode ser mau sinal, já que uma das formas de agir do Conficker é impedir as actualizações do Windows. De qulquer forma, um saltinho a http://safety.live.com pode ser útil para actualização o sistema operativo.

A CA diz agora ter encontrado um código na terceira versão que dá ordem para entrar em actividade a 1 de Abril. E com os especialistas tão preocupados... não deve mesmo ser mentira.

Sem comentários: