terça-feira, 17 de março de 2009

Inventor da Web vítima de fraude.

Não fosse Tim Berners-Lee o físico britânico que há 20 anos inventou a World Wide Web, e a fraude de que foi vítima ao comprar uma prenda de Natal, nem seria notícia.

É a prova cabal de que ninguém está a salvo e todos os cuidados são poucos. Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, foi vítima de fraude ao tentar comprar um presente na Net.

Tudo aconteceu em final do ano passado quando este antigo investigador do CERN-Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, em Genebra, decidiu comprar um presente de Natal numa loja online.

Fez a encomenda, como qualquer outro cliente, mas nada recebeu na volta do correio. Com os dias a passar, Berners-Lee pensou imediatamente que tinha sido vítima de uma fraude.

Decidiu então participar o sucedido às autoridades pedindo-lhe desde logo que se empenhassem tanto no combate ao cibercrime como se empenham na luta ao crime convencional.

Segundo o site do jornal britânico "The Daily Telegraph", um em cada quatro cibernautas no Reino Unido já foram vítimas da tentativa de roubo de dados pessoais que permitissem o acesso às suas contas bancárias.

Optimista sobre o futuro da Internet, Berners-Lee, que discursará esta quarta-feira, 18, na conferência "Web Science 09" que decorre em Atenas, Grécia, não deixa de estar muito preocupado com as questões de segurança.

Em sua opinião, o cibercrime precisa de ser combatido com tanto vigor como o crime no mundo real, sendo fundamental o bom entendimento entre os governos e as várias forças policiais, na medida em que os cibercriminosos se escondem em países onde as autoridades que deveriam defender as vítimas não detém qualquer jurisdição.

"A Web trouxe muita coisa positiva, mas há também motivos de preocupação. Podemos descobrir como é que se cura uma doença, mas também aprender a fazer uma bomba", disse Berners-Lee, que actualmente é professor no conceituado MIT, Instituto Tecnológico de Massachusetts, EUA. Tim Berners-Lee está optimista sobre o futuro da Internet mas muito preocupado com as questões de segurança.

Sem comentários: