O palco do conflito é a Estação Espacial Internacional e o motivo é a falta de partilha dos astronautas norte-americanos com os seus colegas russos.
A queixa partiu do russo Gennady Padalka, de 50 anos, que ao jornal Novaya Gazeta lamentou o facto de já não ter permissão para usar a casa-de-banho e a bicicleta de treino norte-americanas na Estação Espacial Internacional (EEI). A falta de partilha, alega o astronauta, está a deitar por terra o ânimo da equipa russa.
A primeira missão ao espaço de Padalka foi em 1998 e, então, recorda, russos e americanos trabalham em harmonia. O cosmonauta alega que as missões espaciais tornaram-se mais comerciais a partir de 2003 e desde aí as relações deterioram-se.
O último exemplo é desta semana, quando Padalka pediu autorização para usar os aparelhos de ginástica norte-americanos e a resposta foi negativa. Além disso, as novas regras, denuncia o cosmonauta, ditam que cada equipa use as casas-de-banho do seu país.
Até agora, apenas três astronautas viviam em simultâneo na EEI. Na semana passada, no entanto, um aparelho russo transportou três homens para a estação.
A BBC fala numa "guerra-fria"... no espaço.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário