domingo, 22 de novembro de 2009

À procura de whisky enterrado há 100 anos na Antártica.

O master blender da Whyte & Mackay, Richard Paterson, considera que o whisky poderá estar perfeitamente conservado após 100 anos no gelo, e planeia mesmo replicá-lo, caso consiga uma amostra, de forma a pô-lo de novo à venda.

Uma equipa de arqueólogos da Nova Zelândia irá em expedição para recuperar duas caixas de whisky vintage McKinlay que o explorador Ernest Shackleton terá deixado para trás, em 1909, no final de uma mal sucedida expedição à Antártica. A Whyte & Mackay, que detém a McKinlay, pediu à equipa para ficar com alguma amostra do whisky histórico.

Apenas algumas garrafas ou mesmo uma pequena porção do whisky poderão ficar na posse da Whyte & Mackay, já que o Tratado da Antártica – que protege o património histórico da área – estipula que as restantes deverão permanecer no local, após serem restauradas. Para não danificar as garrafas ao retirá-las do gelo, serão utilizadas ferramentas especiais para desenterrar este autêntico tesouro.

A expedição polar de 1909, em que Ernest Shackleton pretendia ser o primeiro a alcançar o Pólo Sul, não terminou em sucesso, mas as caixas de whisky que Shackleton levara continuam enterradas no gelo, perto da cabana do grupo de exploradores.

Sem comentários: