quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Microsoft condenada por pirataria.

A justiça chinesa proibiu esta semana a Microsoft de vender no país os sistemas operativos Windows que utilizam caracteres chineses criados pela empresa local Zhongyi Electronic Ltd.

Segundo a sentença, a Microsoft não pagou os direitos devidos à empresa chinesa, isto é, fez pirataria. São afectados o Windows 98, 2000, 2003 e XP.

O jornal "China Daily" explica que a Microsoft infringiu os direitos de propriedade da Zhongyi, ao aplicar o seu sistema de ideogramas chineses em sistemas operativos posteriores ao Windows 95.

A Zhongyi afirmou no seu site que a multinacional americana assinou em1994 contratos para usar os caracteres chineses e o seu método de introdução de dados, um software chamado Zhengma, apenas para o sistema Windows 95.

Mas em 2007, a Zhongyi acusou a Microsoft de estar a utilizar o Zhengma também no Windows 98 e, em seguida, foi aumentando o número até um total de oito sistemas e programas.

O tribunal proibiu que a Microsoft continue a produzir software que use o sistema da Zhongyi sem autorização da empresa chinesa, e que retire das lojas os que já estão à venda.

O processo foi iniciado pela Zhongyi Electronic em 2007, seguindo-se um apelo da Microsoft para que o conselho do Escritório Estadual de Propriedade Intelectual da China examinasse novamente a patente da empresa.

Após ter o seu pedido rejeitado, a Microsoft processou a empresa de propriedade intelectual no mesmo tribunal que agora proíbe a venda do Windows. O tribunal também rejeitou o processo movido pela Microsoft.

Sem comentários: