domingo, 22 de novembro de 2009

Mudança do clima pode deslocar 200 milhões de pessoas até 2050, diz ONU.

O relatório sobre a população mundial divulgado esta quarta-feira pelo UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, estima que a mudança do clima pode contribuir para o deslocamento de um contingente populacional de aproximadamente 200 milhões de pessoas até 2050.

De acordo com o representante do UNFPA no Brasil, Harold Robinson, o Brasil corre sérios riscos caso os rumos das mudanças de clima não sejam alterados, pois grande parte da população brasileira vive no litoral.

Robinson alertou ainda para o facto do derretimento do gelo da Antártida ter aumentado 140% na última queda. É exatamente este fenómeno que mais cresce com a devastação de cidades litorais a médio e longo prazo. “Sete em cada dez desastres naturais são relacionados com o clima”, disse.

O documento foi lançado simultaneamente em Brasília, Londres, Paris, Washington, Bangkok, Joanesburgo, Cidade do México e outras 120 capitais no mundo inteiro. Com o título “Enfrentando um mundo em transição: mulheres, população e clima”, o relatório aponta que as dinâmicas populacionais e principalmente o papel das mulheres têm sido ignorados no debate sobre como resolver os problemas de elevação dos mares, secas, derretimento de geleiras e condições meteorológicas extremas.

Sem comentários: