quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Reserva de pandas na China fecha com medo da gripe A.

Uma das quatro principais reservas de pandas da China fechou as portas aos turistas e reduziu a sua equipa de funcionários com medo de que os animais contraiam o vírus da gripe A, informou hoje a agência oficial Xinhua.

As fortes quedas de neve na região, na semana passada, e o aumento de casos da gripe em humanos na província de Shaanxi (onde foi registada a primeira morte pela doença no dia 20) motivaram a decisão. "Ainda não está claro se os pandas podem contrair o vírus, mas devemos tomar medidas de precaução", destacou Jin Xuelin, um dos responsáveis pelo Centro de Animais Selvagens de Shaanxi, no centro da China.

No centro, onde vivem 21 pandas, três deles nascidos este ano, apenas poderão ter contacto com os animais cinco tratadores e dois veterinários, que serão equipados com máscaras e luvas esterilizadas como medida de prevenção contra contágios. A temperatura dos os funcionários será medida duas vezes por dia e aqueles que apresentarem sintomas da gripe não poderão entrar na área dos animais.

O centro espera reabrir na primavera (no hemisfério norte), quando o clima e as condições sanitárias permitirem.

Sem comentários: