domingo, 8 de novembro de 2009

Bebés choram na língua materna.

Um estudo concluiu que os bebés começam a apanhar as nuances do sotaque dos pais enquanto ainda estão no ventre materno e que depois choram na mesma entoação.

Um grupo de investigadores estudou o modo de chorar de 60 recém-nascidos saudáveis, filhos de pais franceses e alemães, e concluiram que choravam com uma entoação diferente, semelhante à da língua materna.

No estudo, publicado na Current Biology, os cientistas argumentam que na origem destas diferenças poderá estar a tentativa dos bebés em criar laços com as mães, imitando-as.

É considerado um facto que os fetos podem memorizam os sons que lhes chegam do mundo exterior no último trimestre da gravidez e que são particularmente sensíveis à melodia, tanto na música em si como nas vozes humanas.

Kathleen Wermke, da Universidade de Wurzburg, sublinha, em declarações à BBC, que esta conclusão ajuda a suportar a teoria que o choro dos bebés serve de semente para o desenvolvimento da linguagem.

Para o estudo, foram gravados e analisados os choros de 60 recém-nascidos, entre os três e os cinco dias de vida. A análise mostrou diferenças claras, correspondentes à língua em que os pais se expressam.

Sem comentários: