Lata adquirida no eBay por três libras continha o filme. O proprietário está a tentar desvendar o mistério em torno do filme.
Morace Park estava a navegar no site de comércio on-line eBay, à procura de antiguidades, quando se deparou com um item classificado como “filme antigo”. Apesar de estar mais interessado na lata em que o tal filme se encontrava guardado, comprou o objecto por 3,2 libras. Acontece que o filme dentro da lata era uma obra desconhecida de Charles Chaplin.
De acordo com a reportagem do jornal inglês “Guardian”, Park recebeu a lata e durante algum tempo nem se preocupou em abri-la. Mas quando finalmente o fez, leu o título do filme: Charles Chaplin em Zepped. “Fui buscar informações na internet, mas para minha surpresa não encontrei nada”, afirmou.
O coleccionador contou então com a ajuda de um amigo, John Dyer, que trabalhava no British Board of Film Classification. Os dois embarcaram numa jornada para tentar descobrir o que era “Zepped” e porque era completamente desconhecido pelos historiadores e estudiosos de Chaplin.
O filme, com sete minutos de duração, começa com algumas deixas de Chaplin para depois mostrar um zeppelin a promover um ataque de bombas. Park e Dyer concluíram que o filme teria sido criado como forma de propaganda durante a Primeira Guerra Mundial e seria datado de 1915. Outra pista sobre a data e a origem do filme é a referência, nas primeiras frames, à empresa cinematográfica Essanay, que contratou Chaplin em Dezembro de 1914.
Park e Dyer estão actualmente em Los Angeles, a tentar descobrir mais detalhes sobre o filme. Na passada segunda-feira, mostraram “Zepped” a Michael Pogorzelski, um historiador da Academia. “É um achado extremamente interessante. Um filme desconhecido e não-catalogado de Charles Chaplin.”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário