segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Recessão chega ao fim na zona euro.

A economia da zona euro cresceu 0,4% entre Julho e Setembro, após cinco trimestres negativos consecutivos, o que sinaliza o fim da recessão.

A recessão acabou na zona euro, segundo o relatório trimestral hoje divulgado pela Comissão Europeia, que aponta para um crescimento da economia pela segunda vez consecutiva, agora de 0,4%.

"No terceiro trimestre, a economia da zona euro cresceu 0,4% em relação ao trimestre anterior, o que marca o fim da recessão, após cinco trimestres negativos consecutivos", lê-se no relatório hoje divulgado.

Bruxelas mantém a recomendação da necessidade de consolidação das finanças públicas portuguesas a médio prazo.

PIB deve recuar 4% A Comissão Europeia prevê, por outro lado, que o produto interno bruto (PIB) dos 16 países da zona euro, sofra, este ano, uma contracção de 4%, segundo as previsões do Outono, o que representa a maior quebra na produção após a II Guerra Mundial.

Bruxelas considera, no relatório, que a retoma da actividade na zona euro reflecte a melhoria da economia internacional, dos mercados financeiros e da confiança.

Redução das medidas anticrise.
A Comissão Europeia sublinha, no entanto, que as perspectivas se mantêm incertas "na medida em que a retoma é sustentada pelas ajudas massivas concedidas pelos estados e os bancos centrais em todo o mundo".

Estas ajudas serão reduzidas na medida em que o sector bancário recuperar.

A Comissão Europeia expressa ainda preocupação pelo crescimento, "ainda que mais moderado", do desemprego, que considera "uma fonte de inquietação social e económica".

Sem comentários: