segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Frio já matou 64 pessoas na Europa.

As baixas temperaturas, chuva, neve e ventos fortes que se fazem sentir na Europa causaram a morte de 64 pessoas.

A vaga de frio na Europa matou já 64 pessoas, das quais 42 na Polónia, 10 na República Checa, cinco na Bósnia-Herzegovina, quatro na Finlândia e três na Áustria.

Na Polónia, onde hoje o termómetro regista, na cidade de Gdansk, uma temperatura mínima de 16 graus centígrados negativos (-16) e uma máxima de 07 graus centígrados negativos (-07), morreram no passado fim-de-semana 42 pessoas devido a intensos nevões e temperaturas inferiores a 20 graus negativos (-20).

Apesar de terem sido criados novos centros de acolhimento para sem-abrigo a maior parte dos mortos eram indigentes, tendo as autoridades reconhecido que o frio não fazia, há vários anos, um número tão elevado de vítimas.

Viagens canceladas em Itália.
Em Itália, o frio, a chuva e a queda de neve que atingiram o norte do país durante o fim-de-semana provocaram hoje atrasos e cancelamentos de viagens de mais de 30 comboios, bem como o encerramento de escolas.

A cidade de Milão está coberta de neve, tendo a municipalidade milanesa pedido aos seus habitantes que evitem deslocar-se de carro.

Em Portugal, registam-se hoje no Continente uma temperatura mínima de 06 graus centígrados (em Lisboa) e uma máxima de 18 (em Faro), marcando os termómetros uma temperatura uma mínima de 07 graus centígrados nos Açores e uma máxima de 20 na Madeira. Nos Açores estão ainda previstas tempestades.

Portugal em alerta amarelo.
Apesar da temperatura amena, o país encontra-se em alerta amarelo, o segundo nível numa escala de cinco, devido à possibilidade de vento, chuva e mar agitado.

O mesmo sucede em Espanha, onde as temperaturas são hoje de quatro graus negativos (-04, mínima) em Bilbau e de 18 (máxima) em Sevilha; em Itália (mímima de 0 graus em Florença e Nápoles e máxima de 17 em Palermo), na Hungria (mínima de -19 em Pecs e máxima -03 em Gyor e Pecs), e na Croácia (mínima de -17 em Osijek e máxima de 00 em Zagreb).

Também França (mínima de -09 em Lille e máxima de 12 em Marselha), e Finlândia (mínima de -14 em Kuopio e Tampere e máxima de 10 em Helsinquia-Vantaa) estão em alerta amarelo mas na maior parte dos casos, como o português, prevê-se apenas vento, chuva, e mar agitado.

Sérvia tem mais frio.
Hoje a Sérvia regista as temperaturas mais baixas (mínima de -16 e máxima de -07 graus centígrados) da Europa, sendo a Federação Russa o único território europeu em alerta vermelho (o mais elevado da escala de cinco).

Na Áustria (mínima de -14 e máxima de 04), na Bélgica(mínima de -08 e máxima de -01), na Suíça (mínima de -05 e máxima de -01), na Alemanha (mínima de -13 e máxima de -03), na Holanda (mínima de -16 e máxima de -03), na Suécia (mínima de -17 e máxima de -14), na Eslovénia (mínima de -11 e máxima de -01) e na Eslováquia (mínima de -14 e máxima de -11) o alerta é também amarelo e está prevista a queda de neve.

Em Espanha, onde a maior parte do território está em alerta amarelo poderá nevar em algumas regiões, nomeadamente em La Rioja, Navarra, Zaragoza e Teruel.

Na Alemanha, os termómetros registam temperaturas mínimas de 13 graus centígrados negativos (-13) e máximas de 03 graus negativos (-03) depois do fim-de-semana gélido que atingiu os 20 graus centígrados negativos (-20).

Sem comentários: