sábado, 19 de dezembro de 2009

EUA anunciam acordo climático com China, Índia e África do Sul.

Os Estados Unidos, a China, Índia e África do Sul chegaram esta noite, em Copenhaga, a um acordo “significativo” mas “insuficiente” para combater o aquecimento global.

O Presidente Barack Obama afirmou esta noite que o acordo é "significativo" e "sem precedentes". "Pela primeira vez na história, as grandes economias estão a trabalhar contra as alterações climáticas", disse Obama em conferência de imprensa em Copenhaga.

O documento surge depois de várias reuniões com líderes de vários países, adiantou.

Os Estados Unidos comprometem-se com 3,6 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) em ajudas aos países mais vulneráveis até 2012.

No entanto, os progressos conseguidos em Copenhaga ainda são "insuficientes". De notar que este é apenas um acordo político, não vinculativo. O mundo ainda tem de trabalhar nesse sentido.

Ainda assim, o acordo é considerado um “primeiro passo importante”, segundo uma fonte oficial citada esta noite pelo “New York Times”.

“Os países desenvolvidos e em desenvolvimento acordaram listar as suas acções e compromissos nacionais, um mecanismo de financiamento, definir uma meta de 2ºC para a mitigação e fornecer informação sobre a implementação das suas acções através de comunicados nacionais, com a possibilidade de consultas e análises internacionais de acordo com orientações definidas”, acrescenta.

“Nenhum país está totalmente satisfeito com todos os elementos mas este é um passo significativo e histórico e a fundação para futuros progressos”.

Sem comentários: