sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A nova brincadeira do Facebook.

É a mais recente descoberta no site da rede social da moda: um velho código de jogos de computador faz aparecer bolas coloridas na sua página pessoal.

Abra a sua página do Facebook. Posicione os seus dedos no teclado que habitualmente usaria para jogar computador. Pela seguinte ordem prima cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, enter. Agora clique no seu perfil e parece que começou a dar um festa na sua página. Círculos de diferentes cores, como se tivesse uma câmara apontada ao Sol, começam a aparecer e rapidamente se desvanecem. Sempre que pressionar o seu rato será este o efeito. Quando se cansar, encerre o seu perfil e, depois, volte a entrar - tudo voltará ao normal.

Este efeito acontece porque o site, inventado por Mark Zuckerberg, incorpora um antigo código utilizado para "enganar" as consolas e obter truques especiais, chamado Código Konami ou Konami Code. No mundo dos video jogos este tipo de "ajuda" costuma chamar-se cheat. O Código Konami foi inventado em 1985, por Kazuhisa Hashimoto, programador do jogo Gradius, criado para a consola de maior sucesso no início dos anos 90, a Nintendo Entertainment System (NES).

Mas não é só o Facebook a utilizar este código nas suas páginas, outras redes sociais e sites o fazem. Veja no link abaixo.

Sem comentários: