sábado, 12 de dezembro de 2009

Cientistas franceses descobrem vírus gigante.

Cientistas franceses descobriram e isolaram um novo vírus gigante que se esconde dentro das amebas, um grupo de organismos com meio centímetro de comprimento.

Segundo um estudo publicado na edição desta semana da revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", cientistas franceses descobriram um novo vírus gigante que se esconde dentro das amebas e cujo genoma inclui material genético de outras espécies.

O genoma do chamado "marseillevirus" inclui um complexo conjunto de genes que possui um DNA consideravelmente diferente de o de outras formas de vírus e mostra também, que há um intercâmbio genético entre outros micro-organismos como vírus gigantes e bactérias também encontrados nas amebas.

As amebas ou amebóides são grupos de organismos cujo modo de vida, consiste na alimentação, reprodução e locomoção de vários outros grupos de seres vivos, sendo que, dado o seu tamanho (cerca de meio centímetro), poderiam ser vistas sem auxílio de microscópios, não fossem transparentes.

Com um genoma de 368 mil pares básicos, o "marseillevirus" é o quinto vírus gigante sequenciado e tem um diâmetro de 250 nanómetros (tendo em conta que um nanómetro é igual a um milionésimo de milímetro), segundo o Centro Nacional Francês para a Pesquisa Científica (CNRS).

Até o momento pouco se sabe acerca dos vírus gigantes, sendo que o primeiro deste tipo de vírus foi descoberto em 1993 por mero acaso.

O DNA do vírus gigante contém material de diferentes fontes, incluindo o de plantas, animais, bactérias e outros vírus gigantes como o "minivírus".

Sem comentários: