sábado, 12 de dezembro de 2009

Obama pede combate global às mudanças climáticas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao mundo que enfrente unido a luta contra as mudanças climáticas, no discurso proferido depois de ter recebido o Prémio Nobel da Paz , em Oslo.

Perante mais de mil pessoas, entre as quais estavam os reis da Noruega, Harald e Sonja, e o actor americano Will Smith, entre outras personalidades, Obama falou sobre o aquecimento global, assunto central da Cimeira da ONU que se prolonga até ao próximo dia 18 em Copenhaga.

Obama, que voltará na próxima semana à Europa para participar no encerramento da Cimeira, lembrou que "há poucas dúvidas científicas de que, se não fizermos nada, enfrentaremos mais secas, mais fome e mais migrações maciças que alimentarão mais conflitos durante décadas".

"Não são só os cientistas e os activistas que pedem medidas rápidas e decisivas, são também os líderes militares", que entendem que está em jogo a segurança de todos, disse o presidente norte-americano.

Na semana passada, Barack Obama anunciou que iria comparecer no encerramento da Cimeira, ao considerar que a sua presença será mais útil na ocasião, para a conquista de um acordo mais substancial.

Mais de cem chefes de Estado e de governo confirmaram sua presença nos últimos dias da Cimeira. O objetivo é conseguir um acordo que substitua o Protocolo de Quioto, cuja primeira parte expira em 2012.

Sem comentários: