sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Jovem velejadora holandesa fica ao cuidado do pai.

Um tribunal da cidade holandesa de Utreque permitiu hoje que a adolescente Laura Dekker fique ao cuidado do pai, Dick, depois de ter regressado ao país na sequência da sua fuga na semana passada para as Antilhas, onde tencionava comprar um barco e dar a volta ao mundo sozinha.

Dekker, de apenas 14 anos, partilha para a ilha de St. Maarten, nas Antilhas Holandesas, depois de a tutela de menores a ter proibido de sair da Holanda como a mais jovem pessoa de todo o mundo a procurar fazer sem qualquer companhia uma viagem de circum-navegação.

Foi depois de ouvir os pais, que se encontram separado, que o tribunal decidiu hoje não a colocar aos cuidados da mãe, Babs Muller, que tem algumas reservas quanto às suas tentativas aventureiras, nem sequer de qualquer instituição.

Em suspenso continua a miragem de partir pelo mar fora num iate de 8,3 metros chamado “Guppy”, de modo a tentar bater o recorde de circum-navegação estabelecido em Agosto por um britânico de 17 anos, a mais jovem pessoa que até hoje andou sozinha pelos oceanos.

Aliás, Laura nasceu num iate, ao largo da costa da Nova Zelândia, durante uma viagem de sete anos que os pais fizeram por todo o mundo; e aos seis anos já tinha a sua própria embarcação, na qual começou a andar por si própria quando tinha 10 anos.

A actual ordem de não se fazer ao mar alto sem companhia permanece válida até ao fim do presente ano escolar, em Julho de 2010.

Sem comentários: