Os oceanos de latitudes altas vão transformar-se num lugar mais ruidoso para viver durante este século devido aos efeitos da mudança climática, segundo um estudo publicado pela revista Nature.
Os oceanos de latitudes altas vão transformar-se num lugar mais ruidoso para viver durante este século devido aos efeitos da mudança climática, o que pode afectar o comportamento de algumas espécies marinhas, segundo um estudo publicado pela revista Nature.
A concentração de substâncias químicas que absorvem o som nos oceanos de todo o mundo perderam-se quando os mares foram acidificados devido à crescente concentração de dióxido de carbono.
O aumento da sonoridade poderá provocar a perda temporária da capacidade auditiva nos golfinhos e alterar a conduta de alguns tipos de cetáceos, entre outros efeitos negativos.
Os sons de baixa frequência que podem ser detectados nos oceanos são produzidos por fenómenos naturais como a chuva, ondas e por animais marinhos, bem como por actividades humanas como os sistemas de radares, pesca ou construção em alto mar.
Segundo a simulação feita pela professora do Departamento de Oceanografia da Universidade do Havai (Estados Unidos) Tatiana Ilyna, a absorção do som levado a cabo nos mares poderia ser reduzida até menos 60 por cento nos oceanos mais próximos dos pólos e nas áreas de águas mais profundas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário