quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Halterofilista desconhecia gravidez e dá à luz em pleno treino.

O caso aconteceu em São Paulo, no Brasil. Uma halterofilista chilena não sabia que estava grávida de seis meses.

Elisabeth Poblete, 22 anos, uma halterofilista chilena, deu à luz um menino com 1,150 kg e 33,5 centímetros. O bebé, que recebeu o nome de Eric José, nasceu prematuro quando a atleta se preparava para o seu primeiro treino num clube brasileiro. Por incrível que pareça, ela não sabia que estava grávida.

A notícia foi dada a conhecer pela edição online do jornal brasileiro "O Globo". A criança nasceu no Clube Pinheiros e foi levada para um hospital particular em São Paulo, onde continua internada e a respirar com a ajuda de ventiladores, sem previsão de quando possa ter alta.

A atleta estava grávida de seis meses, mas desconhecia o seu estado. Segundo o obstetra brasileiro Valdemir Resende, isso é possível, visto que as hormonas produzidas pela actividade física intensa podem dissimular uma gestação.

Endorfinas disfarçaram gravidez.
Em declarações à 'TV Globo', Valdemir Resende esclareceu que "as endorfinas têm um grande potencial de aumentar a tolerância à dor. Além disso, permitem que a mulher não tenha sintomas específicos da gravidez".

No caso de Elisabeth Poblete, o sua constituição física e corpo atarracado, com uma pélvis ampla, que permitiu ao bebé acomodar-se na cavidade óssea pélvica, com musculatura abdominal fortalecida, impediu que a gravidez fosse visualizada externamente", explicou o médico.

Outro drama é que Elizabeth não tem meios para pagar o hospital onde ambos estão internados. A atleta chilena de levantamento de peso é muito pobre e beneficiava de uma ajuda financeira do Comité Olímpico do Chile para participar de um programa de intercâmbio com o Brasil.

Na fase actual, a halterofilista estava a subir de categoria, a reforçar alimentação e a aumentar a carga de peso.

Na passada terça-feira, Elisabeth Poblete iniciava o primeiro treino no Clube Pinheiros quando se sentiu mal, tendo sido examinada por uma médica que diagnosticou o seu adiantado trabalho de parto.

Por orientação da Federação Chilena de Levantamento de Peso, a atleta está impedida de dar entrevistas.

Sem comentários: