quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tsunami devasta Samoa Americana.

O sismo que abalou várias ilhas do Pacífico Sul e o maremoto que se lhe seguiu "devastaram" a Samoa Americana, fazendo 20 mortos e deixando milhares de pessoas desalojadas.

A imprensa local avança que há vítimas "por todo o lado" e que, pelo menos três ou quatro aldeias da costa da cidade de Lalomanu, na Ilha de Upolu, foram "engolidas" por ondas.

No hospital principal da cidade há muitas vitimas, incluindo pelo menos uma criança.

O terramoto começou às 06h48 locais (18h48 em Lisboa) entre os dois arquipélagos.

Os residentes de Apia, capital de Samoa, sentiram o terramoto durante mais de três minutos.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos da América disse que o sismo deflagrou a 35 quilómetros abaixo do fundo do mar, a 190 quilómetros da Samoa Americana e a 200 quilómetros de Samoa.

O Centro norte-americano de Estudos de Maremotos da Costa Oeste e Alasca lançou um alerta para a região do Pacifico Sul, desde a Samoa Americana até à Nova Zelândia, considerando que o maremoto poderia ser "destrutivo" em algumas zonas costeiras.

O neo-zelandês Graeme Ansell disse que a praia de Sau Sau foi elevada: "Foi muito rápido. Toda a vila foi levantada", afirmou à Rádio Nacional.

Os funcionários do porto correram para as montanhas e a polícia apelou aos residentes para que fugissem.

Em Fagatogo, a água atingiu a costa, chegando a algumas estradas em que se registaram também deslizamentos de terras.

Outro morador, Dean Phillips, disse que a costa da Ilha de Upolu, Samoa, também foi abalada pelo maremoto.

A imprensa local afirma que houve deslizamentos de terras na região de Solosolo, na Ilha Upolu, e que há plantações agrícolas danificadas em Apia.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos da América tinha emitido um aviso de maremoto para o Pacífico, particularmente dirigido à Nova Zelândia, Ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga, Ilhas Palmira, Samoa, Ilhas Cook e Samoa Americana.

O Instituto está a observar a possibilidade de o maremoto chegar ao Havai, Vanuatu, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Ilhas Johnston, Nova Caledónia, Papua Nova Guiné, Ilha Wake, Ilha Midway e Pitcairn.

Um maremoto com vagas de dez metros foi registado hoje nas Ilhas Samoa, depois de um terramoto com a magnitude 7,9 ter abalado o arquipélago.

Sem comentários: