sexta-feira, 25 de setembro de 2009

“Qualquer conta do Facebook pode ser roubada”

A afirmação é dos próprios criadores de um serviço online que, por apenas 100 dólares, fornece dados de acesso a qualquer conta da popular rede social, não só de utilizadores anónimos como também de celebridades, políticos ou de grandes empresas.

O PandaLabs desvendou um serviço de fraudes online com passwords do Facebook. Os pagamentos são realizados online através da Western Union com destino à Ucrânia, reforçando a ideia de que a maioria das máfias da Internet estão localizadas na Europa de Leste. O domínio que hospeda o serviço está registado em Moscovo.

A empresa declara oferecer este serviço há já quatro anos e que apenas um porcento das contas foram “à prova de roubo”. Nestes casos o dinheiro é devolvido ao cliente. Apesar disso, o domínio tem apenas alguns dias.

Os utilizadores podem ainda ser recompensados com créditos extra para serem gastos neste serviço, de acordo com a quantidade de contas roubadas, podendo mesmo tornar-se afiliados e ajudar os hackers a difundir os seus serviços. Os afiliados recebem 20 porcento do que venderem, em créditos para o roubo de mais contas.

De acordo com Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs, “O principal objectivo do sistema poderá ser roubar contas do Facebook, conforme referem, ou simplesmente lucrar com aqueles que querem experimentar o serviço, mas de qualquer forma a página Web está muito bem desenvolvida. É simples contratar o serviço e tornar-se ou vítima de fraude online, ou cúmplice de roubo de identidade e de actividade ciber-criminosa.”

Após o ataque de um intruso a uma conta do Facebook, todos os dados pessoais publicados no site podem ser roubados. “Estas contas também podem ser utilizadas para enviar malware, spam ou outras ameaças aos contactos da vítima. No caso de celebridades ou de entidades populares, podem ser utilizadas para difamar ou publicar informação em nome do utilizador legítimo da conta, etc. Em qualquer dos casos, trata-se de actividade criminosa”, recorda Corrons.

Sem comentários: