quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Incêndio na Califórnia obriga a retirada de 400 pessoas.

Um grande incêndio florestal avançou esta terça-feira em direcção à periferia de Moorpark, no norte de Los Angeles. Dois bombeiros ficaram feridos e mais de 400 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas.

O fogo começou a lavrar ontem de manhã e no início da tarde as chamas já tinham consumido cerca de 2.400 hectares. Segundo as autoridades o incêndio rapidamente avançou na direcção da periferia de Moorpark, uma comunidade de 40 mil pessoas localizada a 48 quilómetros do norte de Los Angeles.

“Arde muito rápido devido ao calor e à baixa humidade. O incêndio está a deslocar-se com velocidade” disse o porta-voz dos bombeiros do condado de Ventura, Tom Krushchke.

Dois bombeiros sofreram problemas respiratórios devido à inalação de fumo.

O motivo do incêndio está sob investigação. “Agora estamos dependentes das condições do tempo, sobretudo do vento. A informação que temos é que o vento não está tão forte, mas prevê-se que persista por um tempo”, acrescentou.

Cerca de 400 pessoas tiveram ordem para evacuar as suas casas. O gado e outros animais foram transportados para longe do local afectado pelo incêndio. Tom Krushchke acrescentou que os campos petroleiros estavam ameaçados pelo incêndio.

No combate ao incêndio estão 400 bombeiros, oito aviões-cisterna e quatro helicópteros. “Estamos a efectuar um ataque aéreo realmente agressivo. Esperamos que possamos conter a ameaça que representa para Moonpark”, afirmou o comandante.

Ao todo estão a lavrar quatro incêndios na Califórnia, com as temperaturas a chegar aos 37,8 graus e as estações de vento de Santa Ana a lançar ar quente através de zonas silvestres de arbustos secos.

Os bombeiros estão também a combater um incêndio em Station, que já consumiu mais de 64.750 hectares, o décimo maior na história da Califórnia, que começou a 26 de Agosto numa zona montanhosa sobre Los Angeles.

As autoridades estão preocupadas devido aos ventos quentes e às altas temperaturas que podem levar os incêndios a ganhar mais força.

Sem comentários: