sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Realidade virtual ajuda a aliviar dores.

Um projecto da Universidade de Washington está a aplicar a realidade virtual ao tratamento de um paciente que sofreu queimaduras graves.

Jordan Robinson, de 18 anos, sofreu queimaduras graves e vários traumatismos ao esperimentar uma cobracia arriscada no quintal da sua casa. A realidade virtual tem sido um dos sistemas usados para o ajudar a ultrapassar as dores.
O programa SnowWorld da Universidade de Washington é usado enquanto as enfermeiras manipulam o corpo do adolescente em sessões de fisioterapia, ocupando o seu pensamento com imagens de um mundo virtual gelado criado pelos investigadores do Virtual Reality Research Centre.

"O que a realidade virtual oferece é um lugar para o qual [os doentes] podem fugir. Quando uma pessoa sofre dores, existe uma tendência natural de querer deixar a sala, ou escapar daquilo que está a causar essas dores", explica Hunter Hoffman Hoffman, diretor do Virtual Reality Research Centre, que continua a trabalhar para refinar as técnicas que desenvolveu.

O paciente deste tratamento inovador admite que a experiência está a resultar e que o ajuda a ultrapassar as dores, dando a ilusão de que está a viver nesse mundo gerado por computador.

Sem comentários: