O FBI deteve hoje de madrugada um motorista de autocarro de nacionalidade afegã em Denver (Colorado) e o seu pai, no quadro do inquérito anti-terrorista aberto esta semana em Nova Iorque, informou a polícia.
Segundo o jornal "New York Times", o motorista de autocarro do aeroporto de Denver, Najibulah Zazi, 24 anos, e seu pai Mohamed Zazi, 53 anos, são acusados de terem prestado falsas declarações na investigação iniciada em Nova Iorque.
O jornal acrescenta que poderá também vir a ser detida uma terceira pessoa em Nova Iorque, segundo informação de um funcionário da polícia.
Após três dias de interrogatório por agentes do FBI, o motorista de autocarro exigiu a presença de um advogado, pelo que o FBI decidiu acusá-lo por se ter recusado a ser interrogado ao quarto dia pelos investigadores, segundo a versão Wendy S. Aeillo, porta-voz do gabinete de advogados de Arthur Folsom, que representa os prisioneiros.
Entrevistado telefonicamente pelo jornal "Denver Post", Najibulah Zazi negou qualquer relação com grupos terroristas ou qualquer implicação com o treino de insurrectos no Paquistão.
O FBI iniciou na terça-feira uma ofensiva em vários domicílios de Nova Iorque e desarticulou um presumível grupo de ideologia semelhante à da al-Qaeda.
"O FBI participou esta manhã numa operação em que foram revistadas várias pessoas no bairro de Queens no quadro de uma investigação que continua em curso, declarou o porta-voz da polícia federal em Nova Iorque, James Margolin.
Nova Iorque estará sujeita esta semana a um agravamento dos níveis de segurança devido à presença de chefes de Estado e de Governo de todo o mundo na 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
domingo, 20 de setembro de 2009
Detidos suspeitos de planear ataque nos EUA.
Etiquetas:
afegãos,
al-Qaeda,
ataques,
buscas,
Cidade,
Denver,
falso,
FBI,
intensas,
nova iorque,
terroristas,
testemunho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário