quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ONG incentiva chichi no duche para poupar água.

A SOS Mata Atlântica, uma organização não-governamental (ONG) brasileira, lançou uma campanha publicitária a incentivar as pessoas a fazerem chichi durante o duche para economizar água.

Quer ajudar a preservar o ambiente? Então, passe a fazer 'Chichi no Banho' . A campanha audiovisual lançada pela organização não-governamental brasileira SOS Mata Atlântica assegura que uma descarga do autoclismo resulta na economia de 4.380 litros de água potável por pessoa ao ano.

No vídeo da campanha, disponível no YouTube, alguns famosos dão a cara pela causa. Além de Mahatma Ghandi a urinar dentro da banheira, aparecem imagens de Alfred Hitchcock, um dos realizadores de cinema mais referenciados (ver vídeo no fim do texto).

Para quem tem dúvidas relativamente à questão higiénica da prática proposta, os responsáveis pela campanha lembram que 95% do chichi é composto por água e os outros 5% de substâncias como ureia e sal.

Só em São Paulo, exemplificam, poder-se-ia economizar mais de 1.500 litros de água por segundo.

Através do vídeo com animação, o que se pretende, de "uma maneira simples e divertida", é mostrar como se pode colaborar para preservar a floresta mais ameaçada do Brasil, a Mata Atlântica. "Em período de crise financeira, em que se ouvem muitos 'não' para tudo, este ano quisemos levar o 'sim' para o quotidiano das pessoas, incentivando que todos façam chichi no banho. O ambiente agradece a quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros", enfatiza Mário Montovani, director de Relações Institucionais da SOS Mata Atlântica.

Segundo os resultados do inquérito realizado na página da campanha na Internet, apenas 75% dos entrevistados admitiu que costuma fazer chichi durante o duche.

Alguns especialistas consultados pela ONG concordaram que urinar na banheira é "inofensivo". Recomendaram, porém, por uma questão de higiene, que se fizesse chichi no início do duche.

Sem comentários: