segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tempestade tropical provoca 75 mortos e 280 mil desalojados.

Pelo menos 75 mortos e 280 mil deslocados foram vítimas da tempestade tropical Ketsana que fustigou sábado Manila e arredores, anunciaram hoje as autoridades filipinas.

Estas inundações, de acordo com informação dos serviços especializados, foram as piores das últimas quatro décadas na região de Manila.

O ministro da Defesa e responsável pelas operações de socorros, Gilberto Teodoro, disse que pelo menos 21 pessoas foram dadas como desaparecidas.

"Prosseguimos as operações de socorros para assistir às pessoas que precisam de ajuda", declarou o ministro, esclarecendo que foram instalados nas zonas atingidas 92 centros para acolhimento de necessitados.

O estado de catástrofe natural em Manila, cidade com 12 milhões de habitantes, foi decretado após as chuvas torrenciais que caíram durante nove horas na região devido à influência da tempestade tropical Ketsana.

"Foi algo nunca visto. Cerca de 80 por cento da região de Manila está mergulhada em águas", indicou por seu turno a presidente da Cruz Vermelha local, Gwendolyn Pang.

Numerosos apelos estão a ser feitos através das rádios locais, pedindo aos habitantes para subirem para os telhados das casas e aí aguardar por socorros sem se arriscaram a fugir por meios próprios, devido à gravidade da situação.

Gilberto Teodoro avisou que novas inundações poderão vir a ocorrer nas províncias setentrionais do país se os reservatórios de água e as barragens transbordarem.

A electricidade foi cortada em numerosos bairros da capital filipina, quer devido à subida das águas, quer por medida de segurança para impedir que as pessoas que abandonam as suas casas sejam electrocutadas.

Duas dezenas de tempestades tropicais atingem as Filipinas todos os anos. Em meados deste mês, inundações e aluimentos de terra provocados por outra tempestade tropical causaram 11 mortos e um número significativo de deslocados.

Um responsável da meteorologia, Gener Quitlong, declarou à imprensa que num período inferior a um dia choveu na capital o equivalente a um mês de precipitações.

Sem comentários: