sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Jogar Tetris faz bem ao cérebro.

Cientistas americanos comprovaram que jogar Tetris aumenta tanto a massa cinzenta como a eficiência cerebral, podendo mesmo alterar a estrutura do cérebro, ou seja, torna-nos mais inteligentes.

As conclusões demonstram que a concentração numa "tarefa visual e espacial complexa" pode alterar a estrutura do cérebro e não apenas aumentar a actividade cerebral, contrariando a ideia de que a estrutura do cérebro é fixa.

O estudo baseou-se no acompanhamento de um grupo de raparigas adolescentes, divididas em dois grupos: um monitorizado antes e depois de jogarem Tetris durante três meses e o outro, para comparação, onde não se jogou o puzzle electrónico.
Os resultados mostraram uma maior eficiência cerebral numas zonas e um aumento da massa cinzenta noutras áreas entre as adolescentes que jogaram.

As áreas que viram aumentar a massa cinzenta são as responsáveis pelas tarefas complexas e movimentos coordenados e pela coordenação multisensorial. Já as áreas que apresentaram maior eficiência são responsáveis pelo pensamento crítico, raciocínio e linguagem.

Os investigadores acreditam que os resultados podem comprovar que os efeitos conseguidos são duradouros e que se podem generalizar a outras actividades. Ou seja, este tipo de videojogos pode evitar a deterioração do cérebro que ocorre com o envelhecimento.

Sem comentários: