segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Antes dormir sozinho que... acompanhado.

Poderá não ser o melhor para a vida conjugal, mas um estudo revela que dormir em camas separadas pode ser bem melhor para a sua saúde.

As premissas poderão não ser controversas, mas a conclusão não deve agradar à maioria dos casais: partilhar a cama pode levar a disputas sobre os cobertores ou a discussões a propósito do ressonar, o que implica a perda de horas de sono. A conclusão de um especialista britânico de que mais vale dormir sozinho chega depois de estabelecida uma ligação entre dormir mal e depressão, doenças cardíacas, derrames, distúrbios pulmonares, acidentes de trânsito e industriais e divórcio.

Neil Stanley, criador de um dos principais laboratórios para o estudo do sono na Grã-Bretanha, que dorme separado da mulher, argumenta que a moda de partilhar o leito só começou com a Revolução Industrial, por uma questão de espaço em cidades sobrelotadas, e que, antes disso, era raro os casais dormirem juntos.

Também Robert Meadows, sociólogo da Universidade de Surrey, defende, segundo a BCC, que "aa verdade, as pessoas sentem que dormem melhor quando estão com um parceiro, mas as evidências sugerem o contrário."

Sem comentários: