quinta-feira, 17 de setembro de 2009

37% das britânicas compra sapatos do tamanho errado.

Segundo uma pesquisa da Society of Chiropodists and Podiatrists (SCP), a “mania” da moda está a levar as britânicas a desenvolver uma série de problemas que afectam os pés. Mais de um terço (37%) das mulheres britânicas admite ter comprado em liquidações recentes sapatos do tamanho errado, mesmo sabendo que não serviriam, segundo o estudo efectuado em 1.026 homens e 1.112 mulheres.

O relatório concluiu que cerca de 80% das mulheres entrevistadas sofrem de problemas como inchaço nos dedos (15%), calos (24%), rachas nos calcanhares (39%) e unhas encravadas (19%).

Mas as mulheres não são as únicas a calçar sapatos que não servem: quase um quinto dos homens entrevistados (17%) admitiu ter comprado sapatos no tamanho errado.

Segundo a SCP, entre os entrevistados que sofrem ou já sofreram de algum problema nos pés, 40% nunca procuraram orientação médica. A podóloga Lorraine Jones, que trabalha para a SCP, diz que comprar sapatos do tamanho errado produz desconforto e provoca riscos para a saúde.

"Muitas pessoas usam calçado que não é adequado diariamente e nem se dão conta disso", afirma Jones. "Nem todos os problemas dos pés podem ser evitados, mas a maioria é resultado de sapatos inadequados ou de baixa qualidade", acrescenta. "É importante usar sapatos do tamanho certo e que eles sejam apropriados para a actividade para a qual você os calça."

Sem comentários: