quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Campanha usa imagens chocantes para evitar sms na condução.

Uma curta-metragem, com as imagens de três adolescentes a terem um brutal acidente enquanto escrevem sms a conduzir, é a nova ferramenta de sensibilização em Inglaterra para a segurança rodoviária.

Narizes partidos, fracturas expostas, sangue e muitos, muitos gritos. É esta uma descrição possível da nova campanha inglesa de prevenção rodoviária, cujo enfoque está no perigo de escrever sms enquanto se conduz.

O acidente simulado no vídeo, baseado em muitos casos reais, mostra três adolescentes a escreverem mensagens enquanto conduzem. O resultado é um choque frontal, que termina com diversos carros envolvidos e muitas pessoas feridas. A brutalidade dos acontecimentos foi a forma encontrada pela Polícia inglesa para chocar os condutores mais novos e alertar os condutores para as consequências do uso do telemóvel.

A curta-metragem tem sido usada como ferramenta educativa e exibida em escolas britânicas. Números revelados recentemente num estudo sobre segurança na estrada dizem que escrever sms enquanto se conduz multiplica por 23 as probabilidades de provocar um acidente.

Segundo esse estudo, por cada mensagem que se escreve os olhos desviam-se da estrada em média seis segundos.

Sem comentários: